8.10.09

A diferença entre Publicidade e Propaganda

Toda vez que alguém me pergunta sobre a minha profissão ou formação,

lá vem à próxima pergunta.... "Qual é a Diferença?"


Então, estou postando de forma clara as semelhanças e diferenças...


Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como sinônimo de propaganda ou para representar a atividade realizada por uma agência de propaganda.

No Brasil também existe confusão entre os termos propaganda e publicidade por um problema de tradução dos originais de outros idiomas, especificamente os da língua inglesa. As traduções dentro da área de negócios, administração e marketing utilizam propaganda para o termo em inglês advertising e publicidade para o termo em inglês publicity. As traduções dentro da área de comunicação social utilizam propaganda para o termo em inglês advertising e relações públicas para o termo em inglês publicity.

O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a "propaganda" tem um significado mais amplo, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas eleitorais são um exemplo, no campo dos interesses políticos).

Vamos ser mais práticos para o esclarecimento....

Publicidade – Técnica de comunicação de massas, destinada a um público específico e que é especialmente paga e utilizada com o objectivo de dar a conhecer e valorizar uma Marca (Produto, Serviço ou Instituição), contribuindo para a sua experimentação, consumo, adesão, fidelização, utilização ou apoio.

Propaganda – Técnica de comunicação destinada à comunicação de valores e ideologias, com o objectivo de captar adesão, desenvolver atitudes e fomentar comportamentos.

Semelhanças entre Publicidade e Propaganda:

Respondem ao desejo de saber e compreender
A Publicidade fornece argumentos,
Propaganda fornece interpretação de acontecimentos;

Respondem à necessidade de afirmação pessoal
A Publicidade motiva a compra/utilização e posse através da aquisição.
A Propaganda fomenta a adesão a valores e ideologias;

Respondem à necessidade de participação e integração num grupo;
A Publicidade baseia-se na troca, leva à imitação e identificação pela posse.
A Propaganda cria laços de pertença a uma comunidade ideológica.

Diferenças entre Publicidade e Propaganda:

A Publicidade visa a experimentação, compra e utilização.
Propaganda procura impor uma explicação global de uma situação;

A Publicidade apoia a massificação (função estereotipadora).
A Propaganda influencia os valores e atitudes fundamentais fornecendo interpretações;

A Publicidade não ataca os oponentes.
A Propaganda ataca directamente os oponentes (Ex. Políticos em debate);

A Publicidade utiliza motivações mais primárias (carácter hedonista, procura de prazer, juventude, beleza, ...).
A Propaganda utiliza motivações mais absorventes do ego (liberdade, justiça e os seus valores);

A Publicidade procura satisfazer desejos mais egocêntricos.
A Propaganda faz do individuo um militante de valores universais.

Postem vossas dúvidas...

Nenhum comentário: